sexta-feira, abril 05, 2013

Os histéricos

Não sei se aconteceu o mesmo convosco, mas desde ontem que o meu Facebook anda a ser inundado de publicações e partilhas de artigos sobre o leite, baseados num artigo recente da Universidade de Harvard sobre a alimentação.

Ora, o que vejo não é nada mais nada menos do que histerismo jornalístico. Que o leite é o bicho papão, um monstro de sete cabeças, a coisinha pior que podemos meter à boca. Num artigo vejo títulos como "Deixe o leite pela sua saúde!", noutro " Harvard RETIRA laticínios da dieta saudável", etc. Eu, que adoro leite, que bebo todos os dias 200 ml de leite ao pequeno-almoço e um iogurte líquido a meio da manhã, fiquei preocupadita (uns 3 segundos), pensei em alternativas ao leite (+ 3 segundos, chá não é, de todo, uma alternativa) e resolvi perder mais uns segundos ou minutos a ler o tal artigo. Bla bla bla fruits and vegetables bla bla bla whole grain bla bla bla proteins bla bla bla milk. E o que é que lá diz sobre o leite? Que não podemos tomar? Que a mínima gota nos faz ganhar um pé extra? Que um shot de leite chega para estragar o cérebro? Não. Diz as seguintes palavras: limit milk and dairy products to one to two servings per day, que em bom português é algo como "limite a ingestão de leite a uma ou duas tomas por dia". Eu, que já estava aqui a pensar em comprar uns pacotinhos de Alpro na próxima ida ao supermercado, já sosseguei e já voltei a pôr na lista semanal Matinal magro, como deve ser.

O mais engraçado é que as pessoas que vi a partilharem o artigo, muito certas dos malefícios do leite, num tom arrogante de ah-ah eu bem vos disse que eu é que sempre tive razão, suas bestas, são capazes de comer hamburgueres e francesinhas, beber coca cola, álcool e fumar como se não houvesse amanhã. Mas quanto ao leite são... "muito saudáveis".

A imagem oficial do artigo "Healthy Eating Plate"


12 comentários:

Anna disse...

Já tinha notado o grande alarido à volta desse tal artigo (que admito que não li). Eu cá sou intolerante à lactose portanto... Mas consumo diariamente produtos lácteos (devidamente medicada) mas os "iogurtes" alpro soya são muito bons mesmo!

Gabs disse...

As razões apontadas por eles para diminuir o consumo de leite são preocupantes (associado ao cancro da próstata e, possivelmente, ao cancro dos ovários) mas suponho que para aqueles que diariamente bebem ao litro ou dois de leite por dia.
Posso dizer que não estou totalmente surpreendida com esta advertência, mas também não é caso para tanto alarido.

Anónimo disse...

Há muito tempo que deixei de beber leite de vaca, por motivos que agora não interessam, e como também adorava leite, a alternativa foi substituir pelo de soja. Há muitas marcas, há na opção magro, natural, com sabores, há óptimas sobremesas de soja, iogurtes sólidos e líquidos. Os meus iogurtes preferidos são os de cereja da alpro, e uns de figo que só encontro no ECI e que agora não me recordo qual a marca. Também já existem na versão marca branca, porque isto de tentar ter uma alimentação mais saudável, por vezes não é para qualquer carteira.

Anónimo disse...

Este post é um bocado histérico :D

S* disse...

Eu bebo, sempre bebi, vou continuar a beber.

Anónimo disse...

Typiсally guests usіng the wet rooms ԁο ѕo in the case
of outdoor tantras. Soak yоur feet for five to ten minutes.
You can be finished ωith eithег
frеsh fruit and drіnκs suсh as heгbal
tea, begin а new tradition, with уou as buѕіness partners.


Visit my page: Spa salon

Lígia disse...

Histérico é mesmo o artigo em questão. Se todos ligássemos a todos os artigos que são publicados... Comíamos o quê?

romanticbrowneyedgirl.blogspot.pt/

Anónimo disse...

This design is steller! You definitely know how to keep a reader
amused. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my
own blog (well, almost...HaHa!) Fantastic job.
I really loved what you had to say, and more than that, how you presented it.
Too cool!

Take a look at my blog :: sian

Sexinho disse...

Tenho visto os artigos também e sei pela minha irmã que é nutricionista que não precisamos de leite para nada, mas quero que se dane!
Adoro leite e não passo sem ele!

Pérola disse...

Realmente...haja paciência.
Se todos os erros alimentares se resumissem à ingestão de leite.

Olha a osteoporose! O cálcio e outros elementos essenciais.

beijinho

Unknown disse...

A questão não me parece que esteja no mal que o leite de vaca faz à saúde mas sim a não ter tantos benefícios como os que sempre nos «venderam».
Eu adoro leite, infelizmente não o digiro lá muito bem e por isso optei pelo sem lactose (digiro ainda pior a soja :p).
Quem vive bem a beber leite deve continuar a fazê-lo mas com a noção correcta dos seus benefícios.

Beijos

Anónimo disse...

But, even after Jolie-Pitt lawyers wrote to the "News of the Globe" saying
the story was false, the newspaper then published a second story saying the pair
were arguing over exactly where the information they had separated had been leaked
from.

Feel free to visit my blog flex belt Reviews