segunda-feira, junho 19, 2006

Exames nacionais


Não, não vou estar para aqui a falar se os exames deveriam existir ou não, sobre as polémicas dos exames nos colégios, sobre se a percentagem que eles valem na nota final é justa ou não. A minha visão dos exames nacionais ficou muito alterada desde o ano que passou.

No ano passado tive que vigiar 4 exames e diga-se de passagem que vigiar exames é a maior seca que existe no mundo!!! Estar 3 horas fechada sem poder falar, escrever, ouvir música, ler, olhar para o lado, sentar, enfim, acho que lá nas regras até diz que não se pode pensar (brincadeirinha!), é muito, mas muito seca. Primeiro já achei as regrinhas estúpidas demais para o meu gosto... não se poder sentar?!?! Enfim, e depois olhar para 20 marmanjos a fazer exame de matemática, psicologia e filosofia, sem podermos piscar os olhos sequer, é desesperante. O meu primeiro exame foi matemática. Estava lá as 8.30h em ponto, o exame começou às 9.00h e às 9.30h já estava eu a desesperar! Lembro-me que contei quantos rapazes e quantas raparigas estavam na sala (só duas miúdas), contei quantos rapazes traziam t-shirts da Pull & Bear, quantos tinham as orelhas furadas, quantos eram esquerdinos, quantos escreviam com caneta azul ou preta... Imaginem o desespero! Saí de lá mais cansada do que os próprios miúdos, a maior parte dos quais (eu estava na sala dos Diogos - é sinaaa!!!) tentou fazer um exercício, viu que não conseguia e ficou a dormir o resto do tempo todo.

Os outros exames correram melhor. Pelo menos as profs mais velhotas que estavam comigo não eram assim tão rígidas e fomos falando um bocadinho (shhhh, não contem a ninguém). E depois era ver de cada vez que eu entrava na sala, com a minha carinha de 20 aninhos e roupinhas leves de Verão, os meninos a darem cotoveladas e a comentarem uns com os outros "esta é prof?" e a rirem-se baixinho.

Seca mesmo foi nenhum ter tentado copiar. Aquilo teria sido muito mais divertido se um fosse apanhado com copianços ou a perguntar alguma coisa ao colega do lado. Entre apanhar o puto, conversar com ele, chamar algum responsável da comissão de exames, passavam-se ali uns bons 15 minutos. E acreditem amigos, o tempo durante uma vigilância passa muuuuito devagar. Só equiparável à lentidão do tempo enquanto estamos a correr na passadeira no ginásio...

Claro que por outro lado há que reconhecer que é um mesito em que recebemos os nossos 700 euros e só temos que ir à escola 6 ou 7 vezes... e que o resto do tempo foi ocupado a trocar mensagens com um desconhecido giríssimo do hi5 (ahahahahaha isto é verídico), a ir a praia com as minhas babes, a conhecer tenistas e amigos e a desenvolver uma amizade colorida que na altura ainda me deixava maluca (agora também mas por outros motivos), a ir almoçar com os meus coleguinhas divertidos e tarados como só eles e a tomar café e a dançar com as amigas de sempre.

Afinal...vendo bem...não era assim tão mau! Se o resto dos dias fosse passado como eram no ano passado...ninguém tem aí uns examezinhos para eu corrigir? ;)

7 comentários:

Rivera disse...

Realmente, há uns anitos atrás quando estava a fazer os exames do 12º ano reparei que para os profs devia ser uma grande seca e agora voilá tenho a confirmação!
Coitada de ti...

último! disse...

"Entre apanhar o puto, conversar com ele, chamar algum responsável da comissão de exames"

Epá, não me digas que és daquelas que chamavam o responsável?
Copiar nunca fez mal a ninguém, (desde que seja só um bocadinho) safem os putos coitados.

kiss me disse...

Eu se visse alguém a copiar olhava era pró lado... mas são sempre duas pessoas a vigiar e tenho a certeza q as q ficaram na sala cmg iam chamar loooogo!!!!

último! disse...

Eheheheh, não entendo essas pessoas

;)

Uwish4 disse...

eu gostei da parte em que referes conhecimento de gajos bons! lol ;)

Pedro disse...

era sempre uma lufada de ar fresco qd aparecia uma senhora professora jovenzita e jeitosa!!
Normalmente tb eram as mais "lixadas"...

tiago disse...

tu es professora???

bom qeria ter uma professora como tu cinceramente xD

eu so me lembro de ter uma professora qe se podia comparar a uma pessoa normal ...
que se risse pelo menos e divertida como uma pessoa pode ser...

andava eu no 8ano e a prof estava a a estagiar e tambem com os seus 20 aninhos o pessoal comentava e esta a prof???
:)
fala com um rapaz girissimo pelo hi5???bom quando li isto dei por mim a rir as gargalhadas xD e bom saber que ainda ha "meninas" dentro daquela pele de professora xD