segunda-feira, junho 19, 2006

Exames nacionais


Não, não vou estar para aqui a falar se os exames deveriam existir ou não, sobre as polémicas dos exames nos colégios, sobre se a percentagem que eles valem na nota final é justa ou não. A minha visão dos exames nacionais ficou muito alterada desde o ano que passou.

No ano passado tive que vigiar 4 exames e diga-se de passagem que vigiar exames é a maior seca que existe no mundo!!! Estar 3 horas fechada sem poder falar, escrever, ouvir música, ler, olhar para o lado, sentar, enfim, acho que lá nas regras até diz que não se pode pensar (brincadeirinha!), é muito, mas muito seca. Primeiro já achei as regrinhas estúpidas demais para o meu gosto... não se poder sentar?!?! Enfim, e depois olhar para 20 marmanjos a fazer exame de matemática, psicologia e filosofia, sem podermos piscar os olhos sequer, é desesperante. O meu primeiro exame foi matemática. Estava lá as 8.30h em ponto, o exame começou às 9.00h e às 9.30h já estava eu a desesperar! Lembro-me que contei quantos rapazes e quantas raparigas estavam na sala (só duas miúdas), contei quantos rapazes traziam t-shirts da Pull & Bear, quantos tinham as orelhas furadas, quantos eram esquerdinos, quantos escreviam com caneta azul ou preta... Imaginem o desespero! Saí de lá mais cansada do que os próprios miúdos, a maior parte dos quais (eu estava na sala dos Diogos - é sinaaa!!!) tentou fazer um exercício, viu que não conseguia e ficou a dormir o resto do tempo todo.

Os outros exames correram melhor. Pelo menos as profs mais velhotas que estavam comigo não eram assim tão rígidas e fomos falando um bocadinho (shhhh, não contem a ninguém). E depois era ver de cada vez que eu entrava na sala, com a minha carinha de 20 aninhos e roupinhas leves de Verão, os meninos a darem cotoveladas e a comentarem uns com os outros "esta é prof?" e a rirem-se baixinho.

Seca mesmo foi nenhum ter tentado copiar. Aquilo teria sido muito mais divertido se um fosse apanhado com copianços ou a perguntar alguma coisa ao colega do lado. Entre apanhar o puto, conversar com ele, chamar algum responsável da comissão de exames, passavam-se ali uns bons 15 minutos. E acreditem amigos, o tempo durante uma vigilância passa muuuuito devagar. Só equiparável à lentidão do tempo enquanto estamos a correr na passadeira no ginásio...

Claro que por outro lado há que reconhecer que é um mesito em que recebemos os nossos 700 euros e só temos que ir à escola 6 ou 7 vezes... e que o resto do tempo foi ocupado a trocar mensagens com um desconhecido giríssimo do hi5 (ahahahahaha isto é verídico), a ir a praia com as minhas babes, a conhecer tenistas e amigos e a desenvolver uma amizade colorida que na altura ainda me deixava maluca (agora também mas por outros motivos), a ir almoçar com os meus coleguinhas divertidos e tarados como só eles e a tomar café e a dançar com as amigas de sempre.

Afinal...vendo bem...não era assim tão mau! Se o resto dos dias fosse passado como eram no ano passado...ninguém tem aí uns examezinhos para eu corrigir? ;)

8 comentários:

Rivera disse...

Realmente, há uns anitos atrás quando estava a fazer os exames do 12º ano reparei que para os profs devia ser uma grande seca e agora voilá tenho a confirmação!
Coitada de ti...

sergonov disse...

"Entre apanhar o puto, conversar com ele, chamar algum responsável da comissão de exames"

Epá, não me digas que és daquelas que chamavam o responsável?
Copiar nunca fez mal a ninguém, (desde que seja só um bocadinho) safem os putos coitados.

kiss me disse...

Eu se visse alguém a copiar olhava era pró lado... mas são sempre duas pessoas a vigiar e tenho a certeza q as q ficaram na sala cmg iam chamar loooogo!!!!

sergonov disse...

Eheheheh, não entendo essas pessoas

;)

nessy disse...

eu gostei da parte em que referes conhecimento de gajos bons! lol ;)

Pedro disse...

era sempre uma lufada de ar fresco qd aparecia uma senhora professora jovenzita e jeitosa!!
Normalmente tb eram as mais "lixadas"...

Jaime disse...

Gostei imenso do post! Percebi tão bem como deve ser vigiar exames e nunca vigiei um.

Jaime
www.blog.jaimegaspar.com

tiago_andre_49 disse...

tu es professora???

bom qeria ter uma professora como tu cinceramente xD

eu so me lembro de ter uma professora qe se podia comparar a uma pessoa normal ...
que se risse pelo menos e divertida como uma pessoa pode ser...

andava eu no 8ano e a prof estava a a estagiar e tambem com os seus 20 aninhos o pessoal comentava e esta a prof???
:)
fala com um rapaz girissimo pelo hi5???bom quando li isto dei por mim a rir as gargalhadas xD e bom saber que ainda ha "meninas" dentro daquela pele de professora xD