sexta-feira, novembro 16, 2012

Guerra aberta à Nutella

 (artigo completo no Público)


Tanto quanto sei, tudo o que é mulher é louca por Nutella. Já eu não percebo tamanho fascínio. Que as crianças gostem, vá lá, aquilo é doce e o paladar de uma criança ainda não sabe bem distinguir as coisas verdadeiras das "a fingir" (eu, mesmo em criança, nunca gostei de Tulicreme, Nutella e essas tretas, mas também deve ter a ver com o facto de a minha mãe, até aos meus 10 anos - exceptuando mousse de chocolate e guarda-chuvas de chocolate, muito ocasionalmente - nunca me ter dado um croissant, uma guloseima, um gelado, um refrigerante. Um dia destes partilho aqui a sensação que tive da primeira vez que comi um croissant aquecido com manteiga).

Adiante, como estava a dizer, não percebo tamanho fascínio por aquele creme, que me parece muito artificial e que não se compara com um verdadeiro creme de chocolate, feito em casa, derretido em banho-maria, com manteiga e... (não sei o resto da receita, procurem na net). Mas caso vocês façam parte dos 99,9% de mulheres que não passam sem Nutella no mínimo 45 vezes por semana e estejam a pensar emigrar para a França, não o façam, que aquilo é coisa para fazer mal à saúde e toda a gente sabe que os franceses comem todos coisas muito saudáveis como quilos de pão, croissants e queijos.


14 comentários:

Maat disse...

mais uma. eu também não acho a nutella nada de extraordinário. mas quando era miúda, comia tulicreme. e comia uma coisa que acho que era parecido com nutella só para ficar com o copo de vidro :)

Rosa Cueca disse...

Não sou fãzoca.
Chocolate para mim é mais em forma de Mars ou bombons Godiva.
Mas pronto, em casa quando vai lá um certo amigo meu tenho SEMPRE de fazer-lhe crepes com molho de chocolate caseiro, caso contrário há olhos de bambi e protestos vários.

Li disse...

Vivo bem sem ela, até porque raramente compro (aliás, raramente compro chocolates)..mas lá que quando como me sabe meessmooo bem, sabe :)

Juanna disse...

Gosto, gosto muito mas não como. E Nutella é italiano, não francês ;)

Juanna disse...

AH desculpa, já percebi o de emigrar para França.

Imperatriz Sissi disse...

Tive sorte porque como detestava comer, os meus pais lá me compravam algumas guloseimas, a ver se me despertavam o apetite. Nutella não é mau, mas em pequena gostava mesmo de uma outra marca (creio que era Cola Cao) que tinha o creme de chocolate branco e de leite. Nunca mais encontrei sabor semelhante. De Tulicreme nunca fui grande fã...comia-se. .Hoje prefiro ter em casa topping de chocolate (preto) e chocolate em barra para ser derretido, a usar em panquecas ou apetites chocolateiros de última hora.

anamargarida disse...

eu também não gosto nada de nutela, lembro.me de a minha mãe comprar uma vez quando eu era pequena e de ter odiado aquilo. isso e croissants de chocolate, acho super enjoativo

Unknown disse...

Odeio nutella, não como nem obrigada

Sempre entre Viagens disse...

Eu que nem costumo comer: O "je ne sais quoi" da Nutella não é o chocolate, é o toque da avelã.

Anónimo disse...

Maat, era Nucrema? Adorava. :)

stantans disse...

nunca provei nutella na vida :/

S* disse...

Sou uma pobre, acho o creme de chocolate do Minipreço bem pelo que Nutella.

Framboesa (uma diva de galochas) disse...

Não gosto de Nutella , acho enjoativo ;)Blheccc

verniz escarlate disse...

Eu gosto de pegar numa avela e passa-la por Nutela, e nao nao peso 100 kg :-) no pao tb nao gosto. Bj