sexta-feira, setembro 14, 2012

Eu (não) sou a mestre da culinária (mas sei enfeitar a travessa)

Apesar de nos últimos dias as personagens mais frequentes na minha televisão sejam políticos (Passos Coelho, Vítor Gaspar, António José Seguro, Relvas, Francisco Assis, António Costa, etc.) e comentadores (Miguel Sousa Tavares, Ricardo Costa, Graça Franco, José Gomes Ferreira, Marcelo Rebelo de Sousa, etc.) - ontem acho que das 21h às 24h vi todos os telejornais, debates e entrevistas possíveis - o meu último vício televisivo são os programas de culinária.

Do Masterchef à Nigella, do Topchef (que não gosto muito - exploram demais a parte "reality show" da coisa e menos a cozinha) ao Jamie Oliver, do Ingrediente Secreto do Sá Pessoa ao do Chef Avillez. Então agora com aquela treta nova da ZON (Timewarp) que nos permite ver o que deu nos últimos 7 dias sem nos preocuparmos em pôr a gravar (oh yeah!), sempre que tenho um tempinho e não está a dar nada de interessante, lá vou ao Warp e pesquiso logo pelos programas de culinária (se tivesse o Food TV e o Kitchen 24h então é que não fazia outra coisa mesmo).

O problema é que vejo muita coisa, mas pôr em prática, que é o que interessa, nada! Adorava ser como a minha mãe ou o meu cunhado, que vêem uns camarões enrolados em massa filo e já está, vão para a cozinha e sai sempre direitinho, igual à TV. Eu não, eu guardo as ideias, digo "um dia hei-de fazer isto" mas quando chego à cozinha (ok, vou-me justificar com falta de tempo e chegar tarde a casa e cuidar das crianças - ups! Não tenho crianças) faço sempre uns assados, estufados, fritos ou cozidos mais ou menos normais (vou-me aventurando num creme de bacalhau, folhados de peixe, ovos recheados, etc.).

Agora que me vão sacar uma quantidade jeitosa de salário todos os meses, tomei uma decisão. Vou-me dedicar a fazer todas aquelas coisinhas deliciosas que normalmente vou comer aos restaurantes e vou começar a fazê-las em casa. À primeira pode não sair bem, à segunda também não mas à 16534ª vez aposto que já não vou matar ninguém de indigestão.

Se souberem de cursos no Porto ou sites jeitosos ou livros indispensáveis, avisem. O melhor livro de culinária, para já, ainda são os emails da minha mãe, mas se tiverem receitas giras, segredos e ideias, partilhem faxabor, que isto nos tempos que correm temos de ser uns para os outros.




8 comentários:

menina disse...

olá. Aqui vai um blog que sigo e que gosto mt,claro que nunca fiz nada de lá,mas parece tudo fácil e com bom aspecto! :)

http://paracozinhar.blogspot.pt/

Anónimo disse...

Simples simples...
Arranja alguém que tenha Bimby, dás-lhe com um taco de basebol na cabeça, levas a bimby e os respectivos acessórios, chegas a casa fazes o download dos livros na net ou nem precisas que há muitos sites com receitas, e pronto, tá feito.

kiss me disse...

Uma Bimby já tenho, preciso é de a explorar muito mais.

Calíope disse...

Vê o site da vaqueiro (www.vaqueiro.pt), acho que tem um ar super clean e é prático de usar. É pôr um nome de um ingrediente qualquer e ele apresenta as receitas todas com esse ingrediente. (Se calhar todos os outros sites de receitas funcionam assim também... não faço ideia)

Daniela disse...

Se descobrires uns cursos de culinária giros no Porto eu vou contigo! Não sei se os da Vaqueiro há cá (mas se houver podemos ir ao da "receitas para impressionar" :) KIss, kiss

kiss me disse...

Dani, há cá mas acho que o espaço está para remodelações e não tem havido cursos. Quando voltarem vamo-nos informar e vamos :)

kiss me disse...

Dani, há cá mas acho que o espaço está para remodelações e não tem havido cursos. Quando voltarem vamo-nos informar e vamos :)

Sara disse...

Descobri o teu blog hoje de manhã e mal consegui parar de ler! Divertido e com opiniões que sim senhor ;)
Como adoro cozinhar este post deu-me vontade de comentar.
Se quiseres dá uma espreitadela no blog http://the-swedishchef.blogspot.com/ que é um projecto meu e do meu namorado (eu cozinho e ele fotografa).

Se já perdeste a vontade de cozinhar vai ver para abrir o apetite ;)

Agora vou ali ler mais uns posts teus...