sexta-feira, agosto 24, 2012

Eu também quero falar d'As Cinquenta Sombras de Grey

Eu não li o livro. E não estou interessada. Não porque me ache intelectualmente muito superior, não porque seja uma beata que condene livros que abordam o tema sexualidade, não porque me queira distanciar das "massas", marcar uma posição, ser "diferente". Nada disso. Apenas não é o tipo de livro que me interesse (gosto sobretudo de romances históricos, outras culturas, outras civilizações, etc.).

A primeira vez que li sobre As Cinquenta Sombras de Grey foi num dos meus "passeios" pela WOOK, ao clicar na barra lateral Wook está a dar lá fora. Na altura lembro-me que abri a página do livro e li a sinopse em inglês e não me interessou por aí além. Passado um tempo voltou a aparecer-me, agora na barra Wook está a dar. A sinopse portuguesa é ainda mais descritiva, com expressões como desejo voraz, desejos bizarros, possuir, etc. etc. Ora, eu não tenho nada contra coisas sexuais mas quando estou a ler um livro gosto que tudo seja um contínuo e descrições como penetrou-a com o seu membro erecto e bla bla bla em tudo o que é página cortam um bocado a leitura (se eu quiser ler ou ver sexo todos sabemos que há sítios bem melhores, não é verdade?). Depois já li por aí em tudo o que é blogue que a escrita é fraca, pior ainda que a saga Twilight e toda a gente sabe que para ser pior que a saga Twilight é preciso ser mesmo muito má (isto sim, falo com conhecimento, porque li o raio dos livros dos vampiros). 

Vai daí, a minha escolha literária para estes dias recaiu mais uma vez em Mario Vargas Llosa, com o seu O Paraíso na Outra Esquina. Também tem cenas com membros erectos, quando o malandro do Paul Gauguin fica todo excitadinho com um nativo haitiano, mas caraças, é um Vargas Llosa, e vale a pena ler cada linha.

3 comentários:

Anónimo disse...

Tens razão, o livro é uma caca. Horas preciosas da minha vidinha que perdi a lê-lo :((

Carmo R.

djamb disse...

Também fiquei curiosa acerca do livro mas, a julgar pela crítica, não deve ser nada de especial. Prefiro dispender horas de leitura em livros mais úteis e absorventes :)
Boas leituras!

MaGGie disse...

Por residir no Reino Unido acabei por ler os 3 em inglês e a linguagem não é tão bizarra como a tradução lusa. De qualquer forma a escrita é um pouco fraca e a história torna-se chata. O primeiro livro é o único que vá passa o resto esquece.