terça-feira, março 03, 2009

Vício - take II

Outro meu vício recente, além da "bebida", é o que um amigo chama de "literatura adolescente de chavala". Não nego que seja. Eu também gosto de ler livrinhos da turma da Mônica e podem-lhe chamar infantis à vontade que não é por isso que gosto menos. Ora os livrinhos que estão empilhados neste momento na minha mesinha de cabeceira são, nada mais nada menos, do que a saga Twilight (ou Crepúsculo, na língua de Camões). Ah e tal, não sei como podes gostar de uma historinha de putos, dizem-me. Acontece que eu gosto de vampiros. Não sei se influenciada pela novela Vamp (lembram-se?) mas eu tenho um qualquer fascínio por estes seres mitológicos. Depois veio Entrevista com o Vampiro (que revi este fim de semana), quando aos 12 anos me apaixonei perdidamente pelo Brad Pitt e jurei odiar a Kirsten Dunst até à morte. Afinal era uma miúda da minha idade a beijar o meu prometido (as coisas que as crianças de 12 anos sonham). Mas a verdade é que estes livros são muito mais do que aventuras vampirescas e da luta entre o bem e o mal. Na base da história está uma grande história de amor, daqueles amores tão impossíveis que são muito mais intensos. Daqueles amores que transformam o mal em bem, daqueles que fazem doer fisicamente quando algo não corre bem. Logo, juntaram-se dois temas que eu gosto, vampiros e histórias de amor. E eu, que não gosto de livros fantasiosos (embora reconhecendo que o Harry Potter possa estar muito mais bem escrito) fiquei viciada neste livro desde as primeiras linhas, sempre a querer saber mais. Do primeiro saltei para o segundo, do segundo para o terceiro e agora até tenho medo de pegar no quarto porque sei que depois acaba. Por isso aqui ficam as minhas leituras recentes:






E estão em inglês porque foi assim que os li (à excepção do primeiro) e recomendo. Primeiro porque não se perde nada na tradução, segundo porque sendo e do curso de inglês prefiro sempre ler no original e terceiro porque são metade do preço da versão portuguesa. Eu sei que há o valor da tradução mas acho um exagero os preços aumentarem para o dobro aqui no nosso país. Se fossemos menos "vaidosos" e nos contentássemos com capas moles e com menos floreado, papel reciclado ou de pior qualidade, talvez a nossa literatura fosse mais barata e muita mais gente tivesse acesso a ela. Mas isso sou eu que digo!


PS - Quanto ao filme baseado no primeiro livro achei apenas girinho. Tudo acontece muito depressa e não tem uma 5ª parte da intensidade dos livros. Mas o Edward é um rapaz muito engraçado, sim senhor (Brad, não fiques triste, continuas a ser o meu vampiro preferido).

29 comentários:

Pantapuff disse...

eu só vi o filme e gostei muito, mas já comprei o livro (aproveitei uma promoção do continente)para o ler para depois ficar desapontada com o filme xD
mas primeiro ainda tenho o Ivanhoe de Sir Walter Scott para acabar de ler...

Luna disse...

ainda n tive o prazer de começar a ler essa "saga"... tenho ouvido falar tanto bem dela, q tenho vontade... mas vou sempre adiando e acabo por comprar ou ler outros livros... mas um dia vai!
bj

Pantapuff disse...

eu era para comprar o "Lua Nova" só depois é que me disseram que era a continuaçao do twilight xD

Eva disse...

..eu vou ler ..todos:) ..ainda não tive foi tempo paraos ir comprar!!!! beijão Ritinha:***

Anónimo disse...

Já me falaram muito bem desses livros, mas ainda não tive oportunidades de os ler bem como o filme.

Agora fiquei ainda mais curiosa =)

Pikas disse...

Os livros são deveras emocionantes! Juntar vampiros com uma grande história de amor revgelou-se algo realmente bombástico. A verdade é que o meu interesse por esta saga só se despertou após o filme Twilight (que fui ver sem grande interesse). No final, acabei deliciada! Comprei imediatamente os 3 volumes publicados em português que devorei em 3 semanas. Espero ansiosamente pela publicação do 4º livro neste Verão!
Sinto-me uma verdadeira adolescente a vibrar por esta história de amor.
Dá vontade de entregar o pescoço a Eduard Cullen :)Se bem que não gosto muito da Bella, a menina "pãozinho sem sal" é um tanto ao quanto irritante! Não posso deixar de mencionar o Jacob (que só se revela no 2º livro "New Moon") é simplesmente hilariante!
E assim acabo de demonstrar o meu fanatismo nesta saga :)

busycat disse...

Eu ainda não li nenhum nem vi o filme mas só de saber que a minha irmã leu o primeiro em 4 dias (e a minha irmã não lê. Do género: olhar para um exemplar de confissoes de adolescente e sacar da net a ficha técnica para não ter de o ler!!) já lhe comprei o segundo e até enviei pelo correio que ela estava em agonia de o saber ao pé de mim e longe dela... Abençoado vício.

Beijo
busycat

S.A. disse...

Olá!

Tenho uma coisa aqui guardada no pc q deves adorar!!

Manda-me um mail: anasousa2@gmail.com

Anónimo disse...

Olá!

É impressionante o efeito que estes livros têm nas pessoas e não só em adolescentezinhas. Mas tenho uma boa novidade, não são só quatro livros! Diz-me para onde e mando-te parte do 5º com uma explicação do que é!

Vera
veracleitao@gmail.com

Xo disse...

Olá!

Para mim também é sem sombra de dúvida dos meus temas preferidos. Acho que ias gostar de ver também uma série que só teve (infelizmente) 16 episodios chamada Moonlight e passava a horas estranhas num canal qualquer da tvcabo.
E depois do teu post vou ter que revisitar as livrarias porque como já estou a terminar de ler o twillight (sim, hoje faz 4 dias que comecei a ler o livro :p) agora estou curiosa para ver os outros livros porque não sabia que havia continuação! Obrigada ;)

tanya disse...

Não vi o filme e estou tentada a ler o livro primeiro e pelo que dizes acho que é uma boa escolha! "Vamp", aí estava uma novela engraçada!!

kiss me disse...

Essa é outra vantagem, os livros leêm-se num instante, são mesmo cativantes, não dá para parar.

Os títulos em português são Lua Nova, Eclipse e Amanhecer (ainda não está traduzido mas pelo que li acho que vai ser esse o título).

A Editora Saída de Emergência vai agora lançar uma saga de livros vampirescos chamada "Sangue Fresco" mas duvido que seja tão boa como a "nossa" história do Edward e da Bella.

Maria João Matos disse...

Assim que terminei o fantástico livro que estava a ler, fui a correr buscar esse à prateleira!! Ainda estou a dar os primeiros passinhos, mas já estou a gostar muito... um zentimento que vence barreiras... o não poder e querer... o medo de não controlar o quase inevitável... :)

Um beijinho fofinho para ti! ***

P.S. - a Raquel vem a Santiago este fim de semana... era a altura ideal para as minhas meninas cá virem!!! Pensem nisso com carinho...

Cheguevara disse...

Vamp? Isso não era com a Claudia Ohana?

Papillon disse...

"Sem dúvida que acertar em 5 números e 2 estrelas , não é tarefa fácil. Esta semana há Jackpot especial de 100 MILHÕES... Se ganhasses, que farias? Enumera 5 coisas que farias se te saísse o prémio e escolhe outros 3 bloguers a quem passar este desafio! E Boa Sorte!"

Andreia disse...

Olá!

Eu por acaso também os li todos nas férias do natal, incluindo o midnight sun. Adoro! Gostei tanto que comecei a le-los novamente com mais calma. Porque na primeira vez eu devoro-os de uma maneira que fico com pena de ja ter acabado!!

Cathy Oh disse...

Eu vi o filme, li o primeiro livro e duas semanas depois estava a acabar de ler o 'Eclipse'.
Nunca na vida tinha lido 3 livros em tão pouco tempo. E sinto-me exactamente assim: com medo de ter o 4º porque depois não vai haver mais história que nos vicie.

Beijinho *

Anónimo disse...

Descobri este blog por acaso, mas em boa hora, porque identifico-me imenso com muito do que aqui é escrito. Identifico-me tanto que quando li este post revi-me nele!
De facto, também me considero uma viciada em "literatura adolescente", se é que os livros da Twilight Saga podem ser inseridos nesta dita categoria. Comecei pelo filme, precisamente por ser uma apaixonada por histórias de vampiros, e depois passei para os livros, que não conhecia. Em duas semanas li os 4 que já estão traduzidos, terminei o 5º e último ontem, na sua versão americana. Não há palavras para descrever a beleza desta história. Só tenho pena que já tenha acabado...Continuação de boa leitura :)

Anónimo disse...

Quando disse os 4 livros que já estão traduzidos queria dizer 3 e quando referi o 5º queria dizer o 4º. O meu desejo de continuação da saga é tanto que até me engano! As minhas desculpas :)

Anónimo disse...

Bem, eu já os li todos...
sem querer estragar as expectativas do quarto livro da saga a ninguém, devo dizer, que o ultimo livro me desiludiu solenemente...

e bom já que ninguém referiu, no site da estephenie meyer se encontra 14 capítulos do livro midnight sun, que ainda não foi publicado, vale a pena conferir, já que se trata do crepúsculo sobre a impressionante visão do edward.

cump

Werinha disse...

eu k sou uma rapariguinha k nem gosta de vampiros...agr deixei-m apanhar por isso......já li os 2 primeiros, ainda não começei o terçeiro porque é caro:( e tenho de fazer antes uma poupança

Cecília disse...

Oh, como eu te entendo, como eu te entendo!
Já há muito que me rendi aos seus encantos e já contagiei todos cá em casa. Jovens e não tão jovens assim...

evidente.mente disse...

Sim!!Como te entendo... Vampiros e amores proibidos: a receita perfeita. A série Vamp eu não via, o meu vício veio da Buffy...=) coisas de adolescentes, eternas adolescentes! Não sabia que era uma saga... vou já tratar de arranjar TODOS os da Stephenie Meyer!

Kris disse...

Engraçado, comentei o mesmo no meu blog e uma amiga minha depois mostrou-me este post e já me sinto melhor por andar naquilo que chamo a minha "adolescência tardia" (já que quando era adolescente lia Charles Dickens, se calhar agora estou me a vingar).

Também os estou a ler em inglês, mas é só mesmo por causa do preço :)

Fuschia disse...

Ah também li os quatro! Estupidamente comprei os 3 primeiros em português, com uma tradução horrivel, cheia de erros e omissões. O 4º li em inglês e não se perde mesmo nada. Agora depois da história toda, ainda menos piada acho ao filme...

Anónimo disse...

Eu vio filme, adorei! Depois li o livro e fiquei apaixonda. O livr é qualquer coisa de extraordinário! Agora vou leo sndo livro!
JÁ agora gostei do teu blog ;)

Cátia Pereira Matos disse...

Li o livro e gostei imenso (logo eu que não tinha qualquer interesse pela história). Agora quero ver se vejo o filme, espero não ficar muito desiludida.

Maria disse...

o quarto livro é um sonho de livro!

de todos o melhor por isso imagina! :P

*

Anónimo disse...

ja li os livros e ja vi o filme
e tenho a dizer que o filme esta fraquinho, sem querer ofender ninguem que goste dele

sou do tipo de pessoas que é capaz de ficar ate ás 5 a.m. a ler porque meteu na cabeça que tem que acabar o livro 'hoje', por isso quando e para escolher em ler um livro ou ver a adaptaçao no cinema, a resposta e obvia

da mesma autora da saga, há o 'the host' livro que (este sim ) marcou me, e nao foi pouco...

[blog 5* =P]