Mostrar mensagens com a etiqueta saudade. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta saudade. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Saudade

Por que raio é que as pessoas, quando lhes perguntam qual é a sua palavra preferida, dizem, invariavelmente, "saudade"? Primeiro a palavra em si, sonoramente, nem é nada de especial. E a nível de sentido, muito menos. Alguém gosta de ter saudades, alguém acha isso bom? Sentir-se falta de alguém? Estar longe, por vezes definitivamente, por vezes eternamente, de alguém que já não está connosco?

E depois aquela coisa do "ah e tal, é uma palavra tipicamente portuguesa". Porquê? As pessoas de outras nacionalidades não sentem saudades, querem ver? Quando muito seria uma palavra tipicamente lusófona, porque tanto quanto sei, essa palavra não é tipicamente portuguesa, também é usada nos restantes 7 países lusófonos.

E por fim, aquele argumento de que a palavra saudade não existe em mais nenhuma língua. Hello? Primeiro a palavra existe em mais línguas. Em alemão, por exemplo, existe Sehnsucht. Ou Heimweh, se estivermos a falar de saudades de casa/do seu país. Segundo, quem me garante que não há em mais línguas? De onde foram buscar essa ideia? Alguém no mundo conhece toooodas as línguas da Terra para dizer isso com tanta convicção? De certeza que em bangala, língua do grupo quimbundo que  habita as margens do Congo e de Angola, não existe um equivalente a saudade? Acho que nem vou dormir a pensar nisto.