quarta-feira, abril 02, 2014

Dúvida existencial

Incomoda-me um pouco o facto de as pessoas se revoltarem por coisas que 1. não interessam para nada ou 2. sobre as quais não podem fazer nada.

As pessoas não se revoltam com um marido/mulher abusador, não se revoltam com condições de trabalho ou de vida miseráveis, não se revoltam se os filhos estão a ter uma boa educação ou se t~em boas condições na escola.

Preferem antes revoltar-se com coisas como programas de TV e porque é que X não passou e Y sim, com a blogger Z porque fez uma viagem ou comprou uma peça de roupa nova ou porque usa um penteado assim e assado (e há pessoas que dedicam a vida a isso, tendo blogues com o único propósito de falar mal... enfim!), com o Acordo Ortográfico, com "celebridades" que se divorciam porque "ficavam tão bem juntos" ou "eram tão felizes" mas sobre as quais as pessoas não sabem nada a nível pessoal e outras coisas que não lembram ao Menino Jesus. 

Não andarão trocados?

6 comentários:

Lois Lane disse...

Porque revoltar-se com as coisas reais e sobre as quais podem, efectivamente, fazer alguma coisa, dá muito trabalho???

Ricardo Horta disse...

Então quer dizer que acha que ter boa educação na escola não está relacionado, por exemplo, com o adopção do Acordo Ortográfico? Já se deu conta do caos ortográfico que corre em Portugal? Das implicações ao nível da compreensão escrita e da correcção ortográfica? Escolheu muito mal o exemplo...

António Jorge Marques disse...

Relacionar uma viagem ou a compra de uma peça de roupa por um blogger, ou outro tipo de internauta, com o acordo ortográfico só pode significar que está muito mal informad@ quanto ao último. A língua que falamos e escrevemos é o nosso mais precioso património cultural e identitário. Modificar servil e muito incompetentemente a ortografia por razões da geo-política brasileira ou para dar a alguns muito dinheiro a ganhar, e fazê-lo através de jogadas onde a corrupção tem papel fundamental, só pode ser matéria da mais elevada importância, que deveria preocupar todos os espíritos elevados.

Bafejada pelas Musas disse...

Concordo com o teu texto. As pessoas preocupam-se muito mais com coisas que não interessam para nada e com ódios ridículos do com resolver as suas vidas e os seus problemas. Tentarem ser felizes ao invés de odiarem coisas que lhes são externas era bem mais inteligente. Quanto ao acordo ortográfico, acho piada à eterna revolta. Acaso estas pessoas não sabem que falam Latim evoluído ao longo de todos estes anos? Acaso não sabem que a escrita só existe e só tem sentido existir se acompanhar a oralidade? Acaso não sabem que a língua é um elemento em constante evolução? Enfim. **

Ricardo Horta disse...

Acaso a Bafejada pelas Musas leu o texto do AO? Ainda não se apercebeu de que as críticas ao AO não são anti-evolução da língua, mas contrárias apenas às aberrações escritas nesse texto?
Então baseando-se na oralidade não tem uma escrita, tem várias, porque no norte se diz baca e no sul vaca. Entendeu? Sabia que em todas as sondagens e inquéritos existe uma média de 70% de pessoas contra o AO? Será que a vontade popular aqui já não serve?
Instrua-se um pouco e depois aventure-se a comentar assuntos que ainda não domina.

Sofia . disse...

Se as futilidades desta vida são precisas para nos permitir sair um bocadinho da realidade mais estrita, também como já dizia o outro "tudo o que é em exagero, é mau.". Eu também me pergunto quem são os revoltados 24h por trás do computador. Não imagino como será o dia-a-dia de pessoas assim.

12 LOVE