quarta-feira, março 23, 2011

E porque é que eu não gostei d'O Ritual? (atenção SPOILER!)

Eu fui para o cinema preparada para ver um filme sobre exorcismo. Parti do princípio que nem se iria pôr em causa a existência de demónios malvados que se apoderam do corpo das pessoas e as fazem falar línguas estranhas e dizer ordinarices. E eu queria ver isso. Eu queria ver gente a revirar os olhos, com a cabeça a rodar, queria dar saltos na cadeira, soltar um gritinho ou outro, apertar-lhe o braço e dizer-lhe "tenho medo, quero abraços e beijinhos".

Mas o filme põe realmente em causa a existência de Deus e do Diabo numa discussão teológica interessante para quem, como eu, não acredita em nada destas coisas. Passamos a primeira parte (eu fui àqueles cinemas horríveis da ZON que ainda têm intervalo!) com diálogos inteligentes e a pensar "ah padreco, tu dá-lhe, põe isso tudo em causa, então não se vê logo que a miúda é esquizofrénica ou traumatizada por ter sido engravidada pelo pai e não possuída pelo demo?". Mas o resto do filme é tooodo passado a tentar convencer-nos e a provar-nos (yeah, right, é um filme...) que sim, que Deus existe e é muito bondoso e consegue tudo e é a salvação para todos os males e que o Diabo também existe e é mau e feio e fala muitas línguas, tem vozes estranhas, enche-nos o quarto de rãs e põe as pessoas com veias estranhas na cara. E eu não gosto que me tentem convencer destas coisas. Mais apalermada fiquei quando vi no fim que isto é uma história "real" e que o padre Lucas tem feito mais de 2000 exorcismos (???) neste último ano (ui, tanta gente possuída, só em Itália?).

Portanto, da próxima vez que me fizerem ir ao cine ver um suposto filme de terror façam qualquer coisa que me faça tapar os olhos, que me corte a respiração, que me deixe sem sono e a olhar para todos os lados enquanto entro no corredor do prédio. O próximo é O Exorcismo de Emily Rose.

8 comentários:

Luis Garcia disse...

Um convite ao desabafo http://lmmgarcia.wordpress.com/category/10abafuz/

DamaDespadas disse...

Também vi esse no Fantas...e saí com a mesma sensação, afinal este padre e estas histórias existem?!

Analog Girl disse...

Não vi o ritual, mas se já não tinha muita vontade, agora é que não quero mesmo.
O exorcismo de Emily Rose é bem assustador, e consta que é uma história verídica também.

Miriam Rose disse...

O Exorcismo de Emily Rose é real e tem até as fotos da menina na internet. Gostei do filme, dei altos pulos com as faces demoníacas que apareciam...Acho que vai gostar! Abraços brasileiros!

Helena Magalhães disse...

Exacto, como a Miriam disse. O da Emily Rose é real, há sites sobre ela e que mostram a evolução dela ao longo do tempo que os exorcismos iam sendo cada vez mais fortes. Não vou contar o final mas.. é muito bom mesmo e muuuito assustador, principalmente porque já se sabe de antemão que aconteceu mesmo! Vê os sites e lê a história dela antes de veres o filme.. creepy!

Filipa Silva disse...

Aluga o Paranormal Activity 1 (a sequela não gostei muito) e aí vais ver um filme com muitos bons cagaços daqueles que se quer ;)

Isandes disse...

pois foi, muito xoxo. Especialmente 2ª parte, k devia ser promissora...
("Época das Bruxas", com Nicolas Cage tb na vale muito, pelo mesmo prisma...) *

Christina Sophia Gomes disse...

ai que já não me ria assim há algum tempo! :D