segunda-feira, dezembro 06, 2010

Quando será que rojões ou pataniscas com arroz de tomate passam a ser moda?

Eu às vezes devia pousar o Roth que ando a ler e dar mais atenção às coisas verdadeiramente importantes desta vida. Eu, que alio uma cultura geral fora de série a um vasto gosto por comida (pelo menos a segunda parte desta afirmação é verdade), ouvia falar em macarons e achava que estavam a falar de massa. Sendo que em frases como "na loja vende uns macarons muito bons" a coisa até não soa mal, noutras como "eu levo macarons para o lanche" aquilo me parecia muito estranho, e quê? vamos comer massa ao lanche, fala sério! Mas não. Macarons são bolachinhas coloridas e, segundo dizem, muito boas e muito fashion, juntamente com os seus amigos cupcake. Eu não gosto nem de uma coisa nem de outra. Mas gosto dos seus primos pobres: bolachas e queques (aquelas coisas que toda a gente há uns anos comia e gostava mas que agora parece que é crime meter-lhes o dente. Gente, muffins e cupcakes são queques, ok? Eu sei que custa muito a aceitar mas alguém tinha que vos dizer isto). Quanto aos macarons, para quem, tal como eu (shame on us!), não sabe do que eu estou a falar, é isto:


18 comentários:

Cláudia disse...

Tu (nós) não és nada fashions e stylhish e essas coisas, pah!

Ana disse...

Shame on me!
Eu também pensava que macarons era só uma massa qualquer. Obrigada pelo esclarecimento, fico eternamente grata! Quanto aos cupcakes concordo plenamente, anda para aí muita gente armada em snob a falar de cupcakes, mas no fundo eles não passam de simples queques, já para não mencionar as tão conhecidas madalenas que toda a gente gosta mas tem vergonha de admitir!

www.asoscomanoite.blogspot.com

Cat disse...

São stylish, sim, mas aparentemente nós já cá tínhamos algo muito semelhante: os suspiros. Diz é praticamente a mesma coisa, só que os macarons podem ter vários sabores.
Tenho curiosidade em provar, admito. Mas eu, desde que seja doce e bom, não sou esquisita. Sejam macarons, cupcakes, muffins, queques perfeitamente normais, ou umas meras bolachinhas. ;)

Mary disse...

Pois eu também prefiro um belo de um queque de nozes do que um cupcake cheio de creme a saber a manteiga. Quanto aos Macarons, a primeira vez que vi e provei foi quando fui a Paris. São uma espécie de suspiros mas muito mais desenchabidos, na minha opinião, claro!
http://amarycanlife.blogspot.com/

Rita Lisboa disse...

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh! Bem juro que não fazia a minima ideia....
Já estou como tu! Odeio os dois! Acho-os uma bomba de corantes e prefiro mesmo os parentes pobres sem cremes, corzinhas ou rosetas!

desafiosdeumamulherde30.blogspot.com

Espiral disse...

O outro dia tirei uma receita de macarons de chocolate da net com recheio de chocolate...

Fico óptimo, mas é o que dizem, são os nossos suspiros com um molho bom de chocolate

(estão a ver o melhor bolo de chocolate do mundo? esse género...)

Quanto aos cupcakes, para mim são muffins, e eu faço caseiros melhores que em qualquer lado que se vende (e já fazia antes deste stress todo)

Sof disse...

Os melhores do Mundo são os da Ladurée! E de preferência a Ladurée do Champ Elysées! São divinais e há de imensos sabores

Janaina Cruz disse...

Delicioso post, mas não posso nem olhá-lo de perto, se não me dá vontade...rs

Ricardo disse...

vou explicar. estes coisinhos são stylish porque são coloridos, e os olhos também comem muito.
faz uns rojões fuscia, e umas pataniscas turquesas e tens uma moda lançada.

Rosie disse...

para enfeitar até são giros.. o sabor é que nem por isso...

Kiki - Família de 3 e 1/2 disse...

EU ADOROOOOOOOOOO!!! :D
Os meus preferidos são os de rosas e os de framboesa!!! Miammmm :))

Carlota Pires Dacosta disse...

Como não sou nada fashion, prefiro mesmo os queques e as bolachas "normais".

Helena Barreta disse...

Mais um post genial.

Eu sou mais, tortas e Esses de Azeitão, bolacha Maria e pastéis de nata.

Pipoca dos Saltos Altos disse...

Eu adoro-os. Não são moda, a primeira pastelaria a fabricá-los, juntos aos Champs-Élysées, a Ladurée, tem mais de 100 anos. É uma docaria tradicional francesa. Não tem a ver com suspritos e muito menos com cupcakes, não tem nada a ver. Costumam beber-se, tradicionalmente, com chá. O meu irmão vive em Paris e nunca se atreve a vir a Portugal sem trazer pelo menos uma dúzia à mana :)

Rosa Cueca disse...

Eu não gosto disso.
E os cupcakes acho que me iam enjoar.
Agora vinde a mim bolos e bolinhos, pasteís de nata, queijadinhas e demais.

conceicaobarreta disse...

É verdade agora é in gostar-se ,importar os doces tipicos ou não,mas é a globalização,em relação aos cupcakes não tenho curiosidade mas os macarons já provei e realmente são tal e qual como diz a PIPOCA DOS SALTOS e a SOF,foi o meu querido marido que me trouxe de Paris da Ladurée e são divinos,não tem nada a ver com suspiros,mas divulgue-se também os DOM RODRIGOS,PASTÉIS DE BELÉM,Tortas Azeitão,mokas de Caminha,temos tantos exemplos de muito boa doçaria,sim senhora(travesseiros de Sintra)etc,etc,.

Juanna disse...

Não gostei dos macarons, mas caramba, comi um cupcake na Magnolia Bakery em NYC...e é muito bom. Os que vi à venda em Portugal não me atrevi a comer, pareceram-me uma explosão de corantes e conservantes.

Débora disse...

É mesmo isso. Pôr os pontos nos i's que a conversa dos cupcakes e outras coisas pseudo-chiques já enjoa.