quinta-feira, outubro 28, 2010

Ainda sobre o JLP

Pois que já li umas coisas do rapaz. Pois que ele escreve muito bem, que escreve. Mas - e nisto de eu admitir cenas que não me apetece admitir há sempre um mas - não faz nem pouco mais ou menos o meu estilo. Quando leio um livro gosto da fluidez da leitura, gosto de distrair-me numa história e nos bons livros - na minha opinião, claro - esquecemo-nos, no acto da leitura, que estamos a ler um livro, apenas tiramos prazer nisso (não parece que estou a falar de outra coisa?). Ao dar de caras com 

E nem a forma do mundo é igual: o sangue tem a forma de luz, as pedras têm de nuvens, os olhos têm a forma de rios, as mãos têm a forma de árvores, os lábios têm a forma de céu, ou de oceano visto da praia, ou de estrela a brilhar com toda a sua força infantil e a iluminar a noite como um coração pequeno de ave ou de criança.
(José Luís Peixoto, Uma Casa na Escuridão)


acho que sim senhor, que belo parágrafo, bonito isso, né? Li num livro. É do tipo de frases que, mesmo sem sabermos muito bem o que querem dizer ou o que transmitem (o sangue tem forma de luz?!?), pomos no blog, publicamos no Facebook num dia mau, usamos como legenda de uma foto em que estamos de costas em frente ao mar com o cabelo ao vento. Mas ao ler isto no meio de uma história, ou pior, ao ler isto muitas vezes no meio de uma história faz-me lembrar as obras que eu tive que ler no primeiro ano de Literatura Alemã e que 5 vezes por frase empancava numa palavra cujo significado desconhecia. Nessa altura, pensava "mas que car...... quer dizer esta merda?", pousava o livro e ia para uma disco qualquer. 

(ainda assim tenho aqui o Livro na mesinha de cabeceira, e prometo que darei mais uma oportunidade ao JPL assim acabar os outros 10 que encomendei este mês. A WOOK mata-me)

5 comentários:

A. disse...

Obrigada pela referência e viagem ao passado "bonito isso, né? Li num livro". Sorri com isto. :)

Unknown disse...

A WOOK é um antro de perdição.

E aqui que ninguém nos ouve, é "Uma casa na Escuridão" não na Solidão ;)

beijinho*

kiss me disse...

LUna, esta é daquelas frases que ficam.

Lolita, está corrigido!! (uma casa na solidão é engraçado...)

Rita disse...

Gostava de tirar prazer de uma leitura dessas, mas não consigo. *

Unknown disse...

Uma casa na na solidão também não ficava nada mal mesmo ;)
Sim eu sei que não ficaste muito "convencida" com a escrita do Peixoto mas deixo-te o link para talvez um dos textos mais bonitos dele

http://www.facebook.com/topic.php?uid=112090358834967&topic=88

(não sei se já conhecias ou não, mas de qualquer forma nunca é demais ler outra vez um texto assim ;)

*