terça-feira, outubro 13, 2009

Perguntinha

É normal eu perder um bocadinho de respeito por uma pessoa que me diz que é contra o casamento entre homossexuais, alegando como razão o facto de o casamento ser uma instituição criada para celebrar o amor entre um homem e uma mulher?

É que a sociedade, nos seus primórdios, lá na Grécia, também foi uma instituição criada para homens livres, em que mulheres eram seres nulos e onde havia, pasme-se!, escravos. E a Igreja também foi uma instituição criada para celebrar o sacrifício pelo outro e o amor ao próximo (claro, claro). E a democracia, a eleição de governantes através de votos, também foi criada por homens só para homens, assim como a educação e o mercado de trabalho, ambos criados apenas para o sexo masculino, enquanto as mulheres ficavam em casa a sonhar com uma máquina de lavar.

Mau era se as coisas não mudassem, evoluíssem. E o casamento pode ter sido criado para relações heterossexuais, mas é sobretudo uma união entre duas pessoas que se amam, sejam elas um homem e uma mulher, dois homens, duas mulheres ou um homem e um ET.

14 comentários:

Mnemósine disse...

Há uma grande tendência para confundir aquilo que são princípios morais com aquilo que são princípios católicos.
E também tenho ouvido muitas vezes essa de que o casamento é uma instituição. Por acaso é um contrato e se não fosse pelo facto de haver uma grande tradição católica na Europa nem haveria certos "dizeres" como o 'até que a morte nos separe'.

Cláudia Machado disse...

Aliás com uma pessoa dessas podes perder muito respeito por essa pessoa..

Maria disse...

Infelizmente ainda há tanta gente com esse pensamento..!

Anónimo disse...

é uma pena que não haja evolução por parte de certas pessoas em relação a este tema..

Miss Kin disse...

Tive essa mesma discussão, na 6ª feira passada e como não conhecia bem a pessoa, fiquei do mais mal impressionada possível!
Fico boquiaberta com as pessoas que acham que nada muda e que se tem que respeitar o que era antigamente, também acabo sempre a falar nessas pequenas grandes mudanças que foram acontecendo e que agora fazem parte do dia a dia...
Olha se não fosse assim, os gajos continuavam a agarrar em nós pelos cabelos e a arrastar-nos para dentro de uma caverna!

ADEK disse...

Hoje na aula de ética definiu-se ética como uma espécie de códigos de valor (consciência pessoal) e moral como uma ética vista a nível mais generalizado e social. A ética é o EU, a moral somos NÓS. Mas é triste tanta gente querer transformar a sua ética na moral social. Eu não me casaria com uma mulher pq sou hetero, mas respeito plenamente quem se quer casar. E já agora, é usual associar-se o conceito de homossexual a promiscuidade... Mas depois quando lutam por celebrar o seu amor, em unir-se com um só parceiro, a sociedade não quer dar carta verde. Vá-se lá entender!

Anónimo disse...

Tem razão, tem razão!

Mudam-se os tempo, bla bla bla!

Kris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kris disse...

pior do que isso só quando alguém diz que se tivesse um filho homossexual, o expulsava de casa


enfim... no comments, às vezes é melhor ignorar

Alex Fernandes disse...

Tantas críticas aos homosexuais... Coitados, pá.
Se essa pessoa fosse homosexual não diria isso.
Por vezes também as pessoas deveriam estar caladas, enfim...
:D

Anónimo disse...

É bom percebr que as coisas afinal não estão assim tão mal encaminhadas para que a sociedade reconheça que as pessoas por terem diferentes opções de vida não são melhores nem piores, são dignas de respeito e de consideração!
Espero que um dia tudo isto mude e não seja preciso tanta luta e sofrimento para viver com quem se ama!

Jo disse...

sim...perde o respeito à vontade. também me faz imensa confusão que me apresentem esse género de argumentos. assim o mundo nunca evoluiria...

Pedro disse...

Instituição é o Sport Lisboa e Benfica agora casamento é apenas e só a união formal entre duas pessoas q se amam.

São pensamentos q irão ter q se adaptar à actualidade mas o q mais confusão me faz é ver os gays de direita contra o casamento homossexual e afins...Hipocrisia!!!!

Em relação ao perder um cadito de respeito pela pessoa...é natural, falha em algo q achamos fundamental. Não percas muito tempo com isso.

adivinha disse...

Não te conhecia essas tendências