Sobre o luto
Porque o luto para mim não é vestir de preto e estar super preocupado com os novos modelitos escuros que se vai ter que comprar. É não ter vontade de se vestir nem de fazer nada. Não é vestir de preto e dar grandes gargalhadas. É saber que nunca mais se vai rir da mesma maneira. Não é vestir de preto e ir para a borga com os amigos. É saber que nunca mais nos vamos divertir como dantes.
Luto por convenções sociais ou para mostrar aos outros o quão triste se está, isso sim, é um comportamento de mau gosto.
17 comentários:
Cara Kiss Me,
Alguma vez tiveste a infelicidade de fazer luto por alguém próximo? Digamos... o pai, a mãe... qualquer coisa assim. Porque realmente o luto não é a cor com que te vestes, luto é como te sentes. É um estado de espírito, acima de tudo. E acredita que podes andar às flores e e sorrir, e ainda assim estares de luto. Não sei em que parte de mundo o luto é vivido da forma como o descreves mas, isso é irrelevante porque é difícil ler o que está por detrás de uma grande gargalhada ou de uma borga com os amigos. E seria uma enorme presunção da tua parte imaginares que sabes o que sentem as outras pessoas nestas situações. Porque a verdade é: independentemente do luto ou não, não há receita científica para o mesmo e em última análise, somos nós que ficamos cá e o tempo não pára fazermos luto conforme o "convencionado".
Acho que tudo o que disseste só me está a dar razão!!! Que luto é um estado de espírito e não uma cor.
100% de acordo. Luto é por dentro e não por fora. Posso estar vestida de vermelho dos pés à cabeça e estar de luto. Triste é haver pessoas que vão criticar...
Que coisa mais triste... Asssusta-me pensar que uma morte pode deixar tudo diferente.Mas é tão verdade...
Kiss me,estou errado ou este post tem a ver com a morte de alguém da tua familia (chegado ou afastado) e a tua recusa em usar o preto só porque é usual fazê-lo?
kiss, sem dúvida! é um estado de espirito jamais será uma cor!
O luto é a "cor" com a qual o nosso coração (e não o nosso corpo) se veste depois da perda de alguém querido.
(embora ache que a tristeza não tem cor)
E quando a pessoa que está a morrer nos pede para vestirmos preto quando falecer, porque no tempo dela o faria, e principalmente nos pede porque sabe k o k pensamos é k o vestir preto nada mostra os sentimentos que temos cá dentro e sabe k nada significa pra nós....
mas a verdade é k nunca vemos ninguem entrar numa igreja em dia de funeral de vermelho... e pensa bem se quando tens de o fazer se n trocas de roupa antes de ir (se tiveres de cores berrantes)... Pq pensas que os outros têm essas convençoes e podem ferir-se numa altura k ja é tao dura.... mas concordo o luto incorpora-se não se veste
O meu avo, a melhor pessoa do mundo, faleceu ha uma semana. e eu fui ao funeral dele de azul, a cor favorita dele. e não vesti preto desde entao, porque a dor é minha, não é para os outros a verem. a dor está estampada na minha cara, mesmo quando faço piadas com os meus amigos. posso.me rir mas não estou feliz, estou apenas a tentar aliviar a grande falta que ele me faz.
e concordo contigo, as pessoas vestem.se de luto para se ter pena delas mas depois estão na maior.
a minha avó está de luto, mas está por dentro e por fora. Mostra-o na roupa porque assim foi educada, mas por dentro tem um negro ainda pior, e é esse luto que importa, que doi, que magoa.
pensador, não. Mas é uma altura em que faz anos que morreu o meu avô e a minha avó.
anónimo, se a pessoa fosse realmente importante para mim e me pedisse isso eu faria mas porque foi um pedido e não por convicção.
Quanto aos funerais, já fui a um velório de cor de rosa porque as pessoas que estavam a sofrer valoriavam muito mais a minha presença do que a cor da minha roupa.
Inês, beijinho grande...
Nisso tens razão, não é por usar preto que vamos mostrar o que sentiamos por determinada pessoa, porque muitas vezes utilizam o preto e fazem coisas verdadeiramente escandalosas, mas as "beatas" ligam muito a isso, e são capazes de por uma pessoa no inferno. Enfim... não é nada necessário usar porque é normal... "Normal", diga-se.
Pensava que andava errado durante anos, sempre disse que não consigo vestir de preto, aliás o preto não é das minhas cores preferidas, desde ai já diz alguma coisa.
O luto é o como nós sentimos, e não a cor que vestimos**
O anonimo fui eu Fofa...(eskeci-me de identificar desculpa!) Concordo plenamente contigo ate porque sou akela desligada dessas coisas e convicçoes k tu sabes.Apenas temos de respeitar os outros, os que gostamos verdadeiramente e se prendem a isso por uma educaçao k tiveram e da qual n concordo nada. Aconteceu-me c a minha avo ela por saber k eu n concordava nada c o luto de aparencias pediu-me pra tentar usar qd ela falece-se, por respeito no dia do funeral usei um cinza ou um preto n sei bem, mas tava agora a pensar e, claro, n me lembro nada do k vesti nakele dia mas lembro-me do k senti...
O problema é que isso é um must neste país.
Só para dar um pouco mais de sentido a esta conversa,gostaria de dizer que alguns povos, quando uma pessoa morre, festejam a sua morte.
Mas atenção que não é um festejo do estilo:"Até que enfim que já fostes!"
Trata-se de homenagear a vida dessa pessoa de uma forma muito peculiar e demonstrar com isso que a morte é apenas uma passagem para uma nova etapa.
Isso prova-nos que a nossa homenagem pode ser expressa de diferentes formas (mas sempre com grande sentido),sem ser através das nossas lágrimas ou do uso convencional de uma cor...
Olá
Vim aqui por acaso e revi-me neste texto.
Não foi há muito tempo que escrevi sobre o tema, aqui:
http://birras100fronteiras.blogspot.com/2007/05/o-luto-consiste-naquele-periodo-de.html
e aqui:
http://birras100fronteiras.blogspot.com/2007/05/outro-luto.html
(acho que dá para ver que não sei linkar :(
Bjinhos
Já perdi o meu pai...e não vesti preto nem uma única vez...Foi algo pensado, não era assim que iria homenagear mais a vida dele e para além disso, quis impedir a minha submerssão numa depressão dolorosa...A cor não é um estado de espírito mas influencia-nos...ao ponto de ficar triste por ver a minha mãe de preto...e de quando ela abandonou a cor ter jurado que nunca mais a vestiria.
Enviar um comentário