segunda-feira, março 20, 2006

O videoclip da minha vida

Quem me conhece já sabe que eu sou uma sonhadora nata e faço muitos filmes na minha cabeça. Filmes sobre mim e o rapaz de quem gosto, entre mim e algum rapaz que não gosto, entre mim e outra pessoa qualquer, entre pessoas que não conheço de lado nenhum. Enfim, a minha mente é normalmente um turbilhão de histórias fictícias, em que muitas vezes, qual esquizofrénica, não consigo distinguir o que sonhei, imaginei, desejei do que realmente aconteceu. Tantas vezes sonho com a mesma história, a mesma situação, que penso que esse "sketch" já faz parte da minha vida, tendo isso acontecido na vida real ou não.

É comum associar essas histórias a músicas. Deito-me na cama com o meu ipod ligado, as músicas a passarem e para cada imagino uma história, uma cena de um filme, uma cena do filme que é a minha vida. Ultimamente dei por mim a fazer videoclips mentais. Ouço uma música e aparece-me logo no pensamento como que uma apresentação de slides de momentos que me marcaram. Pode ser de momentos felizes com a pessoa de quem gosto na altura, com pessoas de quem já gostei no passado, momentos alegres em geral ou momentos tristes... Enquanto as ouço vou-me lembrando de situações, acontecimentos, piadas, embaraços, palhaçadas, tristezas, pequenas coisas que formaram a minha vida e que, por vezes, estão escondidinhas lá nos arcas velhas da memória.

Gostava de ter gravado todos esses momentos, mesmo os mais tristes, os mais embaraçosos, os mais revoltantes. Gostava que a minha memória pudesse manter todas as lembranças eternamente, sem ter necessidade de apagar nenhuma. Porque sei que de cada vez que uma lembrança se apaga, perco um pouco de mim, do que eu sou, do que me fez ser assim, do que alguma vez me deitou abaixo ou me alegrou e que, por isso, me ajudou a crescer. Como não posso, resta-me deitar a cabeça na almofada, pôr uma música bem animada e fazer o videoclip da minha vida com as lembranças (tantas!!!) que ainda tenho. E adormecer a pensar nisso...

3 comentários:

Leididi disse...

Há um filme com o Robbin Williams (esse fofinho) chamado Final Cut em que quando uma pessoa morre, é-lhe retirado um chip (que é posto quando nasce) que contém todas as suas memórias, que depois são cortadas e gravadas num DVD que posteriormente passa durante o velório. As tuas memórias dariam um belo DVD!

Luisa Seabra disse...

olá.
Sei q frequento o teu blog há pouco tempo, mas resolvi, por gostar da forma como escreves, deixar-te um desafio no meu blog...se quiseres vai lá!!

Anónimo disse...

oi. descobri o teu blog ha um tempito, mas km gostei estou a começar do inicio, portanto parei aki so para dizer k eu tb!!! e nunc tnh conhecido uma pexoa k tb faxa filmes na cabeça! enfim um momento de reconhecimento... beijos e boa sorte.

missd*